Diploma digital

Diploma digital: o que é e como funciona?

Um diploma digital é uma versão digital de um diploma ou certificado de graduação depois da conclusão de um curso, magistério ou tecnólogo, por exemplo. 

Os diplomas desse tipo têm se tornado muito comuns, e são válidos da mesma norma, até mesmo para a realização de especializações, como mestrado e doutorado. 

Além disso, acabam sendo mais seguros, acessíveis e com um custo reduzido. É por conta dessa facilidade que diversas empresas prezam pela certificação na hora da contração. 

Neste conteúdo você vai conferir: 

  1. Como funciona o diploma digital?
  2. Quais informações são colocadas no diploma digital?
  3. A nota do Enade sai no diploma digital?
  4. É possível comprar um diploma?
  5. Dicas para obter um diploma de forma eficiente
  6. Quais são os tipos de diploma virtual?

 

diploma digital
diploma digital

 

Como funciona o diploma digital no Brasil?

No Brasil, o uso de diplomas digitais é regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), responsável por estabelecer diretrizes e normas para as instituições de ensino de todo o país. 

De acordo com o CNE, eles são válidos como a versão em papel, desde que cumpram determinados requisitos e sejam emitidos por instituições credenciadas.

Para fazer a emissão, a instituição de ensino deve ter a autorização do CNE e atender às especificações técnicas e normas de segurança. 

O diploma também deve ser emitido com assinatura digital reconhecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é o sistema nacional de certificação digital.

O uso de diplomas virtuais no Brasil ainda é relativamente novo, mas está ganhando cada vez mais aderência. 

Algumas instituições ainda podem exigir um diploma em papel ou verificação adicional, especialmente em indústrias ou para certos tipos de emprego. Porém, a tendência de documentação e certificação digital deve crescer cada vez mais.

Quais informações são colocadas no diploma digital?

As informações de em um certificado digital podem variar dependendo da instituição e do tipo de grau de ensino. Ou seja, pode mudar no caso de uma graduação para um doutorado. 

No entanto, existem dado básicos que sempre serão pedidos, até mesmo para cursos complementares, sendo eles:

 

  • Nome da instituição;
  • Nome do grau ou programa concluído;
  • Nome do aluno;
  • Data de formatura ou concessão do grau;
  • Créditos acadêmicos obtidos ou os requisitos cumpridos para o grau;
  • Assinatura digital do representante autorizado da instituição.

 

Além desses elementos básicos, o certificado digital no Brasil também pode incluir recursos de segurança, como código QR ou marca d’água digital, para evitar adulterações ou fraudes. 

Alguns diplomas digitais também podem incluir um link para uma transcrição digital, que fornece um registro detalhado dos cursos realizados e das notas obtidas pelo aluno durante o programa de estudos.

A nota do Enade sai no diploma?

Não, a nota do Enade não consta no seu documento digital e nem na versão física. O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é uma prova anual que avalia o desempenho dos estudantes de graduação no Brasil. 

Os resultados são usados para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior e subsidiar políticas públicas. Não é algo que tenha necessidade de estar no documento.

Embora o Enade seja importante para a  avaliação e melhoria da qualidade do ensino superior , ele não está diretamente relacionado à emissão de diplomas. 

Portanto, mesmo que você não tenha feito a avaliação, ou a nota tenha sido baixa, isso não trará consequências na emissão ou valor do diploma.

whatsapp

 

É possível comprar um diploma digital

Sim, é possível comprar um diploma digital ou online. Hoje em dia já existem locais que oferecem esse tipo de serviço e por um bom custo benefício. 

O tipo mais procurado é para ensino superior, com variedade de cursos de bacharel, como direito, jornalismo ou engenharia, e licenciatura, como letras, pedagogia e etc. 

A emissão é completamente segura, feita em sigilo, contendo o código de rastreio com envio feito por Sedex ou PAC. 

Vale lembrar que tudo é feito com registro, podendo ser usado para cursos e especializações que exigem a apresentação do diploma digital. 

comprar diploma digital
comprar diploma digital

 

Dicas para obter um diploma de ensino superior de forma eficiente e econômica:

Existem algumas formas de ter um diploma de ensino superior eficiente e econômico. O que irá determinar a escolha é o tempo que você tem para esperar e investimento. 

As faculdades EAD costumam oferecer cursos mais curtos e, por consequência, acabam oferecendo diploma mais rapidamente. Mesmo assim você terá que esperar, pelo menos, 3 anos para conseguir o documento.

Sem dúvidas a melhor opção é comprar um diploma digital, que só exige um pagamento e as suas informações. Em questões de dias, você já tem a certificação, sem precisar passar por provas, vestibular ou apresentações. 

Gostou das dicas? Então confira mais detalhes a abaixo sobre como conseguir um diploma 

de ensino superior de forma eficiente:

  • Compre um diploma online 

A primeira dica de como obter um diploma de ensino superior de um jeito eficiente é realizando a compra dele. 

Sim, isso já é possível, totalmente seguro, com cadastro original e no conforto da sua casa.

O processo pode ser realizado até mesmo por WhatsApp, passando informações básicas, como nome completo e o curso que você deseja obter o documento. 

Em até uma semana você recebe o diploma, via Correios, podendo usar em concursos públicos, currículo e para realizar especializações.  

  • Procure o ensino superior EAD 

O ensino superior EAD tem sido uma opção viável para pessoas que procuram uma formação, mas não estão com muito tempo e dinheiro para o investimento. 

Hoje em dia você consegue encontrar mensalidades acessíveis, porém, para conseguir um diploma online, será necessário frequentar todas as aulas, acumular horas complementares e ainda construir o TCC. 

Essa é uma opção válida para quem está disposto a esperar cerca de 2 ou 3 anos para ter o diploma e ainda arcar com a mensalidade. Se você precisa de algo com um prazo menor, siga a dica acima, de comprar um diploma online.

  • Faça cursos livres 

A internet está repleta de conhecimento e hoje já é possível realizar cursos rápidos, alguns de forma gratuita e com diploma. 

Busque por plataformas que oferecem formações profissionais para pessoas que precisam conciliar o dia a dia com estudos. 

Dessa forma você vai conseguir encaixar a rotina com os estudos e ainda ter um diploma digital rápido, sem a necessidade de esperar anos ou fazer um trabalhos de conclusão de curso. 

 

Quais são os tipos de diploma virtual?

comprar diploma digital
comprar diploma digital

 

Não é novidade que o  setor educacional adotou inovações digitais para oferecer aos alunos uma maneira mais conveniente de receber suas certificações. 

 

Os diplomas virtuais, ou e-diplomas, estão se tornando cada vez mais populares e práticos, sendo encontrados em PDF ou blockchain, um tipo de arquivo compartilhado.  

Os diplomas em PDF são réplicas da versão em papel, sendo possível acessar o arquivo de qualquer lugar usando seu computador ou dispositivo móvel. 

Existem, ainda, os diplomas de crachá digital, que são mais novos e estão se tornando populares entre as instituições de ensino. 

Eles nada mais são do que pequenas imagens que contêm informações sobre o desempenho acadêmico do aluno. Esse formato é facilmente compartilhado nas mídias sociais ou outras plataformas online. 

Independente do tipo, todos eles têm a mesma validade, especialmente os diplomas comprados de forma online. Já decidiu qual tipo você vai escolher? 

whatsapp

 

Clique aqui para comprar diploma